Você tem observado seu filho?
Educação

Você tem observado seu filho?

Tempo de leitura: 4 minutos

As férias é um momento ótimo para se passar em família. É aquela época em que os compromissos da vida cotidiana dão uma acalmada e é possível curtir os dias juntos sem se preocupar muito.

As crianças acabam ficam mais em casa, o que estimula o convívio familiar. Isto é muito bom para preencher a infância de bons momentos e recordações compartilhadas com irmãos, pai, mãe, primo…

Para você que é mãe ou pai esta época também é muito importante para o cuidado do seu filho.

Não entendeu? Vou te explicar.

Muitas vezes, na correria do dia a dia, acabamos não dando a devida atenção à forma como nossos filhos vão crescendo e se desenvolvendo. Normal. Afinal, a vida é mesmo cheia de responsabilidades que precisamos dar conta. Durante as férias escolares os filhos ficam mais em casa, e, embora haja o desafio de ocupar todo esse tempo livre, é também uma ótima oportunidade para estar junto.

Nessas férias, além de aproveitar muito os dias – principalmente com as ofertas do Festival de Férias – experimente olhar os seus filhos prestando atenção aos detalhes.

Observe a forma como ele fala, sobre o que ele fala, como se relaciona com outras crianças, com os adultos e a família. Pare um instante para perceber como seu organismos vem funcionando. Se ela corre com rapidez, se gosta mais disso ou daquilo. Apenas observe com cuidado e atenção. Isso vai te ajudar com a educação infantil do seu filho, te orientar a tomar decisões importantes. Além, é claro, de estreitar a relação entre vocês.

Mas para que tudo isso?

A infância é uma delícia, cheia de sorrisos, brincadeiras e tranquilidade. No entanto, a infância também é um momento propício para que muitos valores e comportamentos possam ser aprendidos e levados para a vida toda. Parte de quem somos quando crescemos é resultado da formação que tivemos na infância. Nesse sentindo, a maternidade e a paternidade tem um papel extremamente importante. São como zeladores da infância, que fortalecem o desenvolvimento sadio e benéfico das crianças.

Além disso, muitas doenças como o câncer e algumas síndromes se escondem por trás das brincadeiras e acabam passando despercebidas, gerando problemas futuros.

Por isso, nessas férias, aproveite bem o seu filho. Tenha dias incríveis de brincadeiras, gargalhadas e surpresas, mas também esteja atenta aos detalhes que podem te ajudar nesta missão de cuidar de um pequeno ser humano.