A importância do Odontopediatra
Dicas da Maria

A importância do Odontopediatra

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que existe dentista para criança? O Odontopediatra é o profissional especializado no atendimento e cuidado da saúde bucal de bebês e crianças.

É esse profissional o responsável por incentivar a promoção e a prevenção da saúde, orientando o desenvolvimento de comportamentos e hábitos saudáveis para toda a família. O medo de ir ao dentista ainda é uma cultura em nosso país, muitas vezes gerados por experiências negativas, pois é priorizado a ida ao dentista apenas em casos de dor ou necessidade de tratamentos invasivos. A consulta desde o início da vida, permite que a criança se familiarize com o ambiente e seja capaz de se cuidar, entendo a importância dos dentes e do sorriso.

Durante o atendimento pediátrico, o odontopediatra é capaz de identificar fatores de risco e de doenças, possíveis alterações, avaliação sistêmica do paciente como: crescimento e análise facial, cronologia da erupção dentária e avaliação das estruturas dentárias e de tecidos moles. Além disso, esse profissional é o mais capacitado para realizar a reabilitação estética funcional, pois leva em consideração o desenvolvimento infantil, bem como adequa as técnicas de forma lúdica, utilizando-se da psicologia para o atendimento dos pequenos.

Cabe também ao dentista pediatra integrar e orientar, quando necessário, a outras especialidades para tratamentos específicos, por exemplo, quando é necessário a utilização de um aparelho ortodôntico.

Portanto, assim como a ida ao pediatra é fundamental, é muito importante uma experiência positiva no dentista para o desenvolvimento de uma criança saudável.

Dentista especializada em bebês, crianças e adolescentes, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta mestrado em Telessaúde e atualmente é doutoranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Encantada pela magia do universo infantil e pela área da saúde. Acredita em uma Odontologia sistêmica e integrada para se alcançar qualidade de vida.