Loading...
Cuidado e bem-estar

Dando um pontapé na bagunça: como começar uma vida equilibrada

O nosso dia a dia é uma verdadeira correria. A segunda chega e a semana começa naquela preguiça, mas quando a gente menos vê, a sexta já está serelepe batendo na porta. O final de semana, ih…esse nem se fala. Piscou, é segunda de novo.

O que fazer para não deixar a velocidade da vida nos atropelar?

Não é uma tarefa fácil manter uma vida equilibrada. Muitas vezes achar um tempo de qualidade com os filhos é um desafio e tanto.

Começando do começo…

Para manter uma vida equilibrada e, sobretudo, dentro das possibilidades que a sua realidade permite, exige um primeiro passo: o autoconhecimento.

Você pode achar essa coisa de autoconhecimento uma bobeira, mas saber o que gostamos e como queremos viver nossos dias, é fundamental para nos manter bem e tranquilos.

Se você ainda não tirou um tempo para se auto descobrir, essa é a hora!

Reserve uma dia para entender sua rotina atual. Faça uma lista de perguntas:

Que horas você acorda?

O você faz durante o dia?

Quais são os seus compromissos?

O que você come?

Em quais momentos você está feliz?

Em quais você está de saco cheio/triste/estressada/irritada/ frustrada?

Quais são os seus momentos de lazer?

Alguma hora da sua semana é dedicada só para você? Para se cuidar?

Como você gasta o seu dinheiro?

Não economize papel! Escreva tudo que diz respeito a sua vida. Desenhe. Escreva. Coloque cores. Coloque figurinhas. Coloque post it. Faça um mapa visível da sua vida.

Mas pra quê tudo isso?

Quando conseguimos visualizar o nossos dilemas – nesse caso, nosso cotidiano – como um todo, é mais fácil entender por onde começar.

São algumas metodologias usadas em gerenciamento de projetos no mundo do trabalho e funcionam exatamente neste modelo. No entanto, adaptá-las para a vida pessoal pode te ajudar a encontrar, por exemplo, uma forma de ganhar um tempo de qualidade com seus filhos.

Com seu mapa da rotina em mãos, a segunda etapa é identificar possíveis mudanças, pensar adaptações e traçar pequenos objetivos.

Mas esse é assunto para outro post…

Fique atenta ao blog do Clubinho! Aqui, todo dia tem uma nova informação para te ajudar no dia a dia em família.