Os benefícios das refeições em família para o desenvolvimento dos filhos
Educação

Os benefícios das refeições em família para o desenvolvimento dos filhos

Tempo de leitura: 6 minutos

As famílias atuais estão ganhando novos hábitos, estilos e formatos. Tal mudança têm sido, em grande parte, enriquecedora, sobretudo, para o reconhecimento das diferenças e do diálogo. No entanto, alguns costumes tradicionais têm perdido espaço nesta nova dinâmica; a reunião diária para as refeições é um deles. É por isso que trouxemos alguns dos benefícios que esta atividade traz e como ela ainda estimula a alimentação saudável para criança.

É bem verdade que hoje em dia a vida acontece muito mais rápido, e a mulher não é mais dedicada à casa e à maternidade. Muitas mães dividem a rotina entre trabalho e filhos, a chamada dupla jornada. Logo, organizar os horários de todos os integrantes da casa para conseguir almoçar ou jantar junto não é uma tarefa tão simples. Antigamente, era comum aquelas mesas enormes cheias de gente, atualmente, elas aparecem mais em datas especiais e festas.

Você sabe o porquê não deveria deixar esse hábito pra lá?

Mesmo com todas as mudanças tornando o compartilhamento das refeições um desafio, os benefícios compensam os sacrifícios. Se no dia a dia a rotina de horários é muito diferente, reunir todos ao meio dia para o almoço vai acabar sendo mais difícil. Por isso, experimente uma refeição ao fim do dia, como a janta, que será uma ótima forma de saber sobre o dia um do outro. Além disso, a última refeição do dia merece uma atenção especial. Nutricionistas apontam a importância de ser uma refeição mais leve que prepare o corpo para uma boa noite de sono. Assim, além de compartilhar os acontecimentos do dia, será uma oportunidade de criar hábitos de alimentação saudável desde a infância.

Muitas vezes seguir uma dieta mais leve e saudável é um peso que, principalmente, os adultos lamentam incorporar. No entanto, quando este hábito já vem desde a infância, o processo tende a ser mais fácil e evita os problemas de saúde comuns da vida adulta. Ou seja, o cardápio também pode colaborar com as vantagens dessa refeição em família.   

Para que esse momento seja ainda mais produtivo, que tal deixar os celulares em outro cômodo carregando a bateria? Dessa forma, vocês conseguirão aproveitar integralmente o tempo juntos, sem distrações. No começo é natural ter uma certa resistência, afinal o celular está sempre presente, mas com o tempo todos perceberão o lado positivo desta folga.

Crescer na certeza do amor e do apoio familiar

A construção do afeto diante desta reunião diária gera um sentimento de pertencimento familiar muito importante para o desenvolvimento das crianças. Crescer neste espaço de diálogo, interesse e amizade entre pais e filhos faz com que as crianças fortaleçam a confiança em seus responsáveis. Essa sensação pode ser um verdadeiro diferencial durante, por exemplo, a adolescência, uma fase de muitas descobertas e adversidades.

Se vocês conseguirem estabelecer um clima gostoso e favorável, estar juntos não será um sacrifício, mas sim um prazer. Um remédio natural para males contemporâneos como a depressão, o stress, a solidão.

Os dias mais difíceis resultarão em maturidade

Aos poucos, vocês reconhecerão que estar junto e valorizar aquela reunião irá render muito aprendizado. Afinal, há dias que as brigas, desentendimentos e irritações virão para a mesa também. É justamente nessas ocasiões que toda a família trabalha valores como paciência, empatia e perdão.

Aproveite a época de férias, em que os horários estão mais flexíveis, para maturar essa rotina. Você vai descobrir o prazer de dedicar um tempo do seu dia a estar com quem você mais ama. E, de quebra, ainda garantir uma rotina de alimentação mais saudável!