Zigg & Zogg: quando a cultura inclui, ensina e transforma!

Zigg & Zogg: quando a cultura inclui, ensina e transforma!

Esta semana tivemos um dia para lembrar um assunto importante: a educação dos deficientes auditivos.

O dia 23 de abril é muito lembrado pelo dia de São Jorge, mas também é o Dia Nacional da Educação de Surdos e uma data que desperta sobre a necessidade de

são de surdos.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil são cerca de 10 milhões de deficientes auditivos. O que representa 5% da população brasileira.

É por isso que precisamos lembrar diariamente da realidade dessas pessoas. Sobretudo, usar as datas comemorativas para refletir nossas atitudes.

Promover a inclusão de surdos em nossa sociedade deve ser um compromisso de todos. Para isso, existem diversas formas de tornar este engajamento uma atitude concreta.

O Clubinho quer apresentar uma delas para você.

Que tal assistir uma peça que não tem nenhuma fala?

É essa experiência que a peça Zigg & Zogg – A mosca e os jornais proporciona. O blog do Clubinho de Ofertas conversou com o ator, autor e diretor da peça Gustavo Rizzotti. Ele conta um pouquinho sobre este espetáculo único que você e sua família podem aproveitar.

Há 15 anos rodando o mundo

A peça estreou em 2003, em Santiago do Chile, e, desde então, desenvolveu uma carreira Internacional com grande êxito. Passou por diversos países: Argentina, Peru, México, Tunísia, Turquia, Colômbia e Venezuela, além de festivais pelo Brasil.

O espetáculo traz uma lista de atrativos que o transformam em um passeio inusitado. Não é só a ausência das falas que chamam a atenção;  Os figurinos em preto e branco, o cenário e o roteiro, mesmo com toda a simplicidade, passa uma mensagem de força, amizade e resiliência. Como diz Gustavo:

“A peça traz dois personagens que aprendem a transformar seu mundo produzindo coisas incríveis apenas com jornais. A lição final da peça é que mesmo diante de todas as dificuldades e com poucos recursos é possível mudar a vida. Para isso, basta renovar seu olhar e valorizar quem caminha ao seu lado.”

“Zigg & Zogg, a Mosca e os Jornais” não tem falas, todo o trabalho é baseado em técnicas teatrais gestuais que utiliza os recursos da pantomima, do clown, com interferências das artes plásticas, música, dança contemporânea, ilusionismo, animação de objetos, e linguagem do teatro de imagens com gestos típicos dos desenhos animados. A peça é encenada seguindo a linguagem dos cartoons. Ela também traz referências das antigas comédias do cinema mudo, como O Gordo e o Magro e Charlie Chaplin.

Embora produzido para o público em geral, por não possuir texto, ela é um convite da inclusão para crianças e adultos que vivem esta realidade.

Rompendo com os obstáculos

Como afirma Gustavo Rizzotti, o maior desafio é de fato despertar o interesse e manter a atenção do público.  No entanto, em todos os países por onde passaram a aceitação da plateia sempre foi a demonstração viva do trabalho realizado com muita competência.

“A ideia da peça surgiu do interesse de despertar o olhar para a beleza das coisas simples, mostrar que não é preciso muito para ser bonito, interessante e feliz. A vida pode ser encantadora mesmo diante das adversidades, e para isso, não precisa de muito.”

Não à toa, o espetáculo já recebeu diversos prêmios como o de melhor espetáculo infanto-juvenil no Ëntepola¨, no Chile. Também foi indicado entre os cinco melhores espetáculos pela Revista Veja Rio. Em 2019,  ele será parte do Ensino básico – do Fundamental I e II, das Escolas Públicas de São Paulo, como teatro referência para crianças, através de livros impressos e digitalizados pela Editora Moderna. O livro aborda o valor das diferentes linguagens para o desenvolvimento das crianças.

Gustavo Rizzotti, Bruno Caldeira e Frederico Magella apresentam, com muito orgulho, um espetáculo que ensina, incluí e transforma.

Valorizar este trabalho é uma ótima maneira de promover a inclusão de surdos. Além de ser também uma oportunidade de abrir a mente para vivenciar a forma como essas pessoas enxergam o mundo e perceber a beleza dessa simplicidade.

Aproveite a oferta do Clubinho de Ofertas!

A temporada vai até 05/05 maio, e você e sua família não podem perder esta oportunidade. Acesse: Zigg & Zogg, a Mosca e os Jornais.