importância do teatro na educação infantil
Educação

Saiba qual a importância do teatro na educação infantil e os benefícios da prática!

Tempo de leitura: 16 minutos

Entender a importância do teatro na educação infantil é essencial para pais e educadores. Você sabe quais são os benefícios da prática? Neste texto, nós vamos falar sobre eles!

Antes de iniciarmos, vale lembrar que existem benefícios tanto de participar quanto de assistir a peças teatrais. Ambas são formas de estímulo à criatividade e fomentam a imaginação dos pequenos.

O teatro é uma arte com infinitas possibilidades, tanto para a mente quanto para o corpo. Ele trabalha percepções corporais e a construção da confiança da criança pouco a pouco.

Se você quer saber mais sobre a importância do teatro na educação infantil, continue a leitura!

Teatro infantil, o que é?

O teatro infantil é uma maneira divertida de as crianças aprenderem histórias, e desenvolverem habilidades que vão levar para toda a vida. 

As produções teatrais voltadas para o público infantil destacam personagens e contos clássicos, ajudando a desenvolver o vocabulário, habilidades de escuta e comunicação das crianças. 

Ele não precisa ser limitado a performances elaboradas no palco, também pode ser feito em família e trabalhado na própria educação infantil, dentro da sala de aula.

Por isso, é muito importante para professores e pais, entender a importância do teatro na educação infantil.

Qual a importância do teatro na educação infantil? Descubra!

O teatro na educação infantil tem mostrado ter efeitos de longo alcance no crescimento e desenvolvimento das crianas. 

Ao serem parte de um conjunto ou de uma produção, elas podem descobrir que têm pontos fortes que não percebiam antes ou uma afinidade inesperada com a performance. 

Não significa que irão seguir carreira dentro do teatro, mas sim se apropriar dos benefícios da prática que podem ser utilizados no futuro.

A participação no teatro pode fornecer a motivação e a confiança necessárias para se aventurar em novos interesses criativos que de outra forma permaneceriam inexplorados.

É um investimento inestimável para o futuro de qualquer criança!

7 benefícios do teatro na educação infantil

benefícios e importância do teatro na educação infantil

Confira os benefícios e a importância do teatro na educação infantil!

– Estimula o autoconhecimento

O teatro infantil pode ser uma experiência valiosa para os pequenos, pois oferece a chance de aprender mais sobre si mesmos. 

Através do envolvimento em apresentações teatrais, as crianças podem expandir sua autoconsciência e descobrir pistas sobre quem são. 

Como o teatro é uma forma de arte multifacetada, ele oferece a oportunidade de explorar não apenas dinâmicas sociais e narrativas, mas também gestos, movimento, expressão vocal, trabalho de memória – tudo isso pode contribuir para a autodescoberta. 

Assim, ao experimentar atividades teatrais, as crianças têm a oportunidade positiva de promover seu autoconhecimento de maneiras que poderiam levar adiante ao longo de suas vidas.

Leia também: Lista das melhores exposições em São Paulo para ir com crianças

– Ajuda na interpretação de textos

A participação em peças auxilia em uma habilidade essencial a crianças e adultos: a interpretação de textos. Esse é um dos motivos pelos quais a importância do teatro na educação infantil se destaca.

A infância é o momento da vida em que elas estão desenvolvendo gosto pela leitura e expandindo sua habilidade de comunicação. O teatro reforça esse aprendizado ao colocá-las em contato com diversos textos.

Além disso, elas se tornam mais familiarizadas com a linguagem através do diálogo falado e das canções, que fazem parte de quase todas as produções teatrais. 

Estes elementos podem ajudar a alimentar as habilidades de pensamento crítico necessárias ao longo de suas vidas.

– Trabalha a criatividade

O teatro infantil tem um papel importante no estímulo à criatividade. As performances encorajam os jovens membros do público a usar sua própria imaginação com os personagens e situações no palco. 

Ao assistir, as crianças aprendem observando como os atores interagem uns com os outros, e quando estão no palco, são os protagonistas na contação de histórias.

Essas histórias geralmente fornecem uma estrutura útil para organizar ideias e experiências da vida real, incentivando as crianças a pensar sobre o porquê de certos personagens tomarem decisões específicas ou quais consequências podem resultar de sua escolha. 

– Melhora a leitura

A importância do teatro na educação infantil também está presente na medida em que é uma ótima maneira de melhorar tanto a leitura quanto a dicção. 

Os pequenos atores mirins tem como responsabilidade, a leitura dos personagens que vão representar. 

Entendendo os significados subjacentes de cada história, as crianças desenvolvem uma confiança em suas habilidades de leitura que as ajudarão a ter sucesso no palco e na vida. 

Ler e interpretar o enredo permite que desenvolvam uma compreensão da linguagem e da narração. 

– Melhora na dicção

Durante suas apresentações, as crianças aprendem como enunciar palavras, praticar articulação e ganhar uma apreciação pela narração de histórias.

Gradativamente, com a prática e com os exercícios praticados, ela consegue aprimorar a articulação e a projeção das palavras, favorecendo características importantes para o futuro no mercado de trabalho e em quaisquer ocasiões.

– Promove interações sociais

Ensinar às crianças as recompensas do trabalho em conjunto é um dos benefícios do teatro, assim como, fornecer-lhes uma saída para se expressar. 

Não só a prática ajuda as crianças a aprimorar suas habilidades de atuação ou escrita, mas também lhes permite fomentar relacionamentos sociais importantes. 

Eles aprendem como colaborar criativamente com outras crianças e melhorar as performances uns dos outros. 

Através da participação ativa em exercícios de improvisação e peças dramáticas, eles começam a desenvolver a habilidade essencial de empatia e se tornam conscientes dos sentimentos e perspectivas dos outros. 

O teatro infantil oferece lições inestimáveis sobre comunicação verbal, linguagem corporal, respeito pelos papéis uns dos outros, capacidade de crítica construtiva – tudo isso encoraja a interação social ao longo da vida.

Leia também: Conheça os 9 melhores circos de São Paulo (+ ofertas)

– Auxilia no processo de desinibição da criança

O teatro tem importância na escola também, na medida em que promove a interação entre as crianças e as turmas.

Muitas vezes as crianças mais tímidas demoram para se soltar, ou a turma se encontra muito dividida e sem união. Neste caso, o teatro pode ser um ótimo estímulo à interação e à criação de novas conexões.

Os ensaios, a interação com outras pessoas, as apresentações perante o público ou o restante da turma, tudo isso ajuda a perder a timidez e a melhorar a desenvoltura dos pequenos.

Teatro infantil, vale a pena?

importância do teatro na educação infantil

Se você acha que as habilidades que mencionamos aqui são importantes para a vida e para o futuro do seu filho, sim, o teatro infantil vale muito a pena!

Quando as aulas são feitas separadamente do colégio, ele funciona como uma atividade extracurricular. Já quando inserido dentro da sala de aula pode trazer resultados coletivos muito positivos e interessantes.

E não é apenas a participação ativa da criança que tem benefícios. O fato de os pais se preocuparem com a vida cultural dos filhos desde pequenos já é um grande incentivo aos benefícios culturais.

No artigo “A importância do teatro na Educação Infantil”, de Jordana Oliveira e Luciane Tavares, as autoras destacam que a arte está evidente em toda ação, “desde a ida aos museus até ouvir concertos musicais e atividades artísticas como dança, teatro e pinturas. Tudo isso irá formar o que podemos chamar de experimentos artísticos”.

São essas experiências que desenvolvem, mas acima de tudo, também divertem e entretem as crianças, que são seres cheios de energia e alegria.

– Qual o valor?

É possível encontrar aulas de teatro infantil com valores que partem de R$ 40 a hora/aula em média.

Já os valores de ingressos para peças de teatro podem variar bastante de acordo com a cidade escolhida, o evento, o local da peça, dentre outras características.

Aqui na Clubinho de Ofertas, nós oferecemos desconto para inúmeras peças de teatro infantil em São Paulo, assim como para várias outras atividades artísticas como museus e shows infantis. 

O Clubinho de Ofertas é uma iniciativa de dois pais que adoravam levar a filha para atividades culturais em SP, mas encontravam dificuldade para encontrar essas atrações. Por isso, resolveram criar um lugar único que divulga e oferece incentivo à visitação cultural infantil.

Você já conhece o Clubinho de Ofertas?

Conheça agora mesmo e confira inúmeros programas culturais para fazer com o seu filho em SP!

Conclusão

Ver uma apresentação ao vivo é muito mais do que apenas entretenimento; é uma aventura educacional que ajuda a expandir a experiência de visão de mundo dos jovens membros da audiência.

Ainda mais recompensador, é proporcionar a oportunidade das crianças participarem dessa aventura.

Neste conteúdo, pudemos ver um pouco mais sobre a importância do teatro na educação infantil e grande parte dos benefícios que ele proporciona.

Ele auxilia em diversas áreas do desenvolvimento da criança e em uma melhor desenvoltura para a vida.

E aí, gostou das dicas de hoje? Aproveite e confira outros artigos como este no blog do Clubinho de Ofertas!

Publicitária, fundadora e CEO no Clubinho de Ofertas. Mineira, mãe da Júlia, que inspirou o site. Apaixonada por cultura e por descontos, acredita no poder da cultura e do lazer no desenvolvimento cognitivo das crianças.