Vamos falar sobre cárie?
Ainda hoje em 2018 encontramos muitos mitos e dúvidas sobre a doença cárie. Na matéria abaixo vou desmistificar alguns desses mitos e te ajudar a entender o que é a doença, como ela se desenvolve e o que fazer para evitá-la de acordo com as evidências científicas que temos.
A Cárie é uma doença infecciosa?
A cárie é uma doença que quando não tratada, pode destruir os dentes, muitas vezes comprometendo a saúde oral e a qualidade de vida.
A doença cárie ocorre quando há um desequilíbrio na flora da nossa boca, processo conhecido como disbióse. Assim como outras regiões do corpo, nossa boca tem muitos micro-organismos, que sozinhos, não são suficientes para o desenvolvimento das lesões de cárie, logo não é considerada uma doença infecciosa.
O que causa cárie?
O grande vilão não são os micro-organismos e sim, um antigo conhecido nosso, o açúcar. A doença é mediada pela dieta, portanto o que define ou não o seu estabelecimento é o comportamento alimentar de cada um.
A OMS, em 2015, lançou um Guia com recomendações sobre como deve ser feita a ingestão do açúcar por crianças e adultos com o objetivo de prevenir cárie e outras doenças relacionadas a ingestão excessiva de açúcar, como a obesidade.
A cárie pega?
A cárie não é uma doença transmissível, apesar dos micro-organismos serem transmitidos pela saliva. Ao soprar uma comida, por exemplo, estamos transmitindo micro-organismos que é muito diferente do que transmitir cárie.
Caso a cárie fosse definida como uma doença contagiosa, poderíamos controlá-la com remédios ou vacinas, que é uma prática totalmente contra-indicada.
O que fazer para evitar a doença cárie?
Algumas medida fundamentais e cientificamente comprovadas para se prevenir a doença cárie são: aconselhamento a práticas alimentares, consumo inteligente do açúcar, escovação diária e uso de pasta de dente com flúor desde o nascimento do primeiro dentinho e consulta ao Odontopediatra que poderá oferecer um planejamento personalizado para cada família.
Referencias:
- Artigo publicado por: Sheiham e James, entitulado: “Diet and Dental Caries: The Pivotal Role of Free Sugars Reemphasized”, publicado em 2015.
- Artigo publicado por: Branca Heloisa de Oliveira e equipe, entitulado: “Cárie é transmissível?” Tipo de informação sobre transmissão da cárie em crianças encontrada através da ferramenta de busca Google”, publicado em 2017: http://revista.aborj.org.br/index.php/rbo/article/viewFile/817/590
- Guia sobre o Consumo de açúcar pela OMS: http://www.who.int/nutrition/publications/guidelines/sugars_intake/en/
Maria Berry
Dentista especializada em bebês, crianças e adolescentes, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta mestrado em Telessaúde e atualmente é doutoranda pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Encantada pela magia do universo infantil e pela área da saúde. Acredita em uma Odontologia sistêmica e integrada para se alcançar qualidade de vida.
Diversão nos parques em SP
Você pode gostar
Mãe, quer inovar? Então conheça quem está apostando no seu sonho!
21 de maio de 2019
Mãe, as férias também são suas!
7 de janeiro de 2019