Organização e disciplina em casa durante a quarentena
Cuidado e bem-estar,  Quarentena em casa,  Sem categoria,  Tempo e família

Com organização e disciplina os dias de quarentena em casa serão mais tranquilos.

Tempo de leitura: 11 minutos

Com o inevitável isolamento e mais pessoas circulando em casa em tempo integral, organização e planejamento, mais do que nunca, são fundamentais.

Algumas dicas podem ajudar as famílias a manterem tudo em ordem para que esse período se torne mais fácil de ser levado. E o melhor: algumas dessas sugestões poderão ser mantidas após o confinamento e facilitar a rotina diária de sua família.

#1 – Seja o melhor exemplo

Crianças aprendem por observação. Por isso, é importantíssimo que os pais mantenham seus pertences em ordem e orientem os filhos a seguirem os mesmos passos. Incentive-os a brincar e se divertir. Mas, ao final, lembrem que é importante guardar tudo e não deixar nada para o dia seguinte.

#2 Mantenha os estudos, não é férias

Se os pequenos não estão na escola pelo isolamento obrigatório, é importante deixar claro para eles que esse período não é de férias. Estabeleça um horário para revisar o material que já aprenderam esse ano e ajude-os a refazer exercícios. Se tiver TV a cabo com canais como National Geographic, incentive-os a assistir alguns programas (mas, antes, analise se o conteúdo é indicado para a idade dos seus filhos). Vale também pedir que os pequenos revisem a matéria já ensinada, por exemplo.

#3 Horários iguais ao da escola

Algumas escolas vão manter o envio de material para ser estudado de casa ou vão ter aulas online, durante os dias de quarentena. Se assim fizerem, tente manter as crianças focadas em estudos durante o mesmo período que estariam na escola. Vale até fazer um lanchinho ou brincadeira no horário em que aconteceria o recreio.

#4 Exercícios para manter a energia lá em cima

Os exercícios são fundamentais para todos em casa, não apenas pela saúde física, mas também emocional. Se você não conhece nenhuma série de atividades para fazer em casa, na internet há vários canais com planos de exercícios para todas as idades. Que tal afastar o sofá, colocar uma música, e fazer polichinelos, abdominais e corridinhas paradas? Todos podem fazer juntos – lembrando que devem ter algum distanciamento entre cada pessoa. E se não quiser seguir nenhum canal, basta colocar uma música alegre, bem dançante, e criar passos. O importante é manter o movimento.

#5 Organização e ajuda na cozinha é tarefa de todos

Na hora de preparar os alimentos, o ideal é que todos participem. Se as crianças já tiverem idade para cortar, podem ficar com a tarefa de descascar alguns legumes e verduras, com faca pequena sem ponta e sem serra – caso contrário, que tal ensiná-los a amassar uma batatinha cozida para fazer um purê ou banana para um bolo na hora do lanche? Os pequenos podem ajudar a espremer laranja e limão para o suco, colocar e tirar a mesa, lavar e guardar a louça etc. Mas um alerta importante: já que crianças aprendem por observação, é preciso que os adultos também “trabalhem” como elas para que se sintam incentivadas a fazer o que é pedido.

#6 Tempo e espaço de cada um – respeito é fundamental

Muitas empresas passaram o trabalho para home office. E a gente sabe como é difícil, muitas vezes, se concentrar com pessoas andando e falando ao redor. Por isso, se o seu trabalho precisar de concentração, peça aos pequenos para respeitarem esse momento. Se coincidir com o horário dedicado ao estudo (dicas 3 e 4), ótimo. Caso não coincida, peça para lerem nesse período ou assistir a algo na TV ou computador com fone de ouvido. Confira o post especial “Como trabalhar de home office com a família em casa” com dicas que irão lhe ajudar nesta missão.

#7 Limpeza também é para todos

A casa, mais do que nunca, deve estar limpa nesse período. Por isso, o cumprimento de tarefas deve ser de todos (e as crianças não devem se responsabilizar apenas pelos brinquedos delas). Divida os afazeres de acordo com a idade. Se já puderem manusear material de limpeza, que tal ensiná-los a limpar o banheiro com vocês? Passar um pano sequinho nos móveis e depois um álcool em gel também é válido. O mesmo para varrer a casa e um pano úmido. Com todos fazendo a sua parte, a arrumação da casa ficará sempre em dia. Confira também o post Prevenção contra Coronavirus: cuidados e limpeza em casa com mais informações sobre este tópico.

#8 Os bichinhos de estimação são da família

Se tiverem um cachorrinho ou gatinho, é a hora ideal de pedir aos pequenos que ajudem a cuidar dos irmãos peludos. Afinal, se estão acostumados a fazer as necessidades nas ruas, nesse período terão que aprender a fazer em casa. Se forem mais novinhos, podem ajudar colocando ração e limpando os potes de comida e água. Já os mais velhos podem ficar responsáveis por limpar as necessidades dos animais.

Se os peludos tiverem pelos longos, ensine as crianças a escová-los. Na hora do banho (afinal, mesmo que não diariamente, os pets, especialmente os cachorros, precisam ser lavados), transforme em uma brincadeira: chame as crianças para separar o que vão precisar – xampus, toalhas, secador, pente etc -, vá com todos para o ambiente onde será dado o banho e que comece a aventura. Lembrando, é claro, que os animais, assim como as pessoas, também estarão mais ansiosos e irritados nesse período de isolamento, já que a maioria adora ir à rua e não podem. Amor e cuidado devem caminhar juntos com toda a família.

#9 Rotina de sono é essencial

Rotina de sono também é importante. Tente manter os horários que seus filhos estão acostumados. O mesmo vale para os adultos. Embora não saibamos quando, o isolamento e a reclusão vão acabar um dia. Portanto, manter a rotina sobre tudo é muito importante para que o impacto da volta não seja tão turbulento quanto esses dias que estamos passando.

#10 Organização visível falicita o processo

Outra coisa que ajuda muito é fazer um planner ou planejamento com as atividades e horários para as crianças e também para os adultos que estão trabalhando, deixando-os expostos em algum lugar bem visível da casa. Isso demonstra que todos tem suas atividades e responsabilidade e que podem e devem respeitar os seus horários assim como o dos outros.

Gostou das dicas? Você também tem alguma que possa ajudar na organização da casa e da família? Compartilhe conosco como você planeja e executa sua rotina. Envie um email para blog@clubinhodeofertas.com.br .

Grasiela Camargo

Publicitária, fundadora e CEO no Clubinho de Ofertas. Mineira, mãe da Júlia, que inspirou o site. Apaixonada por cultura e por descontos, acredita no poder da cultura e do lazer no desenvolvimento cognitivo das crianças.