Lista das melhores exposições em São Paulo para ir com crianças
Tempo e família

Lista das melhores exposições em São Paulo para ir com crianças

Tempo de leitura: 31 minutos

Passeio em família é tudo de bom, não é mesmo? Por isso, separamos as melhores exposições em São Paulo para visitar com as crianças.

Afinal, nunca é cedo para inserir os filhos em contextos culturais, ainda mais se eles forem legais, interativos e interessantes. Não tem quem não goste!

As exposições são uma forma de passar o dia em família fazendo um passeio diferente do comum. E você vai ver que opções não faltam. Ainda mais que alguns museus possuem exposições temporárias, que mudam de tempos em tempos.

Além disso, levá-los em exposições é uma forma de aumentar o interesse deles pelas aulas e pelo conhecimento, mas com uma maneira diferente e divertida de aprender.

Quer saber algumas das melhores exposições em São Paulo para levar os filhos? Então confira a lista que separamos!

Exposições em São Paulo para visitar com as crianças

exposiçõs em são paulo 2022

1. Museu da Imaginação

A exposição “Escalando o Mundo” fica localizada no Museu da Imaginação e mostra uma história de superação e força.

A história é inspirada em Getúlio Felipe da Silva, um jovem com paralisia cerebral que escalou uma das montanhas na cadeia de Dolomitas, nos Alpes da Itália.

A interatividade da exposição é essencial para despertar a criatividade dos pequenos e gerar os mais diversos tipos de sentimentos, permitindo que a criança explore diferentes cenários.

Lá será possível encontrar 7 picos de diferentes continentes, preparados especialmente para que as crianças possam explorá-los.

Além de super divertido é também muito inspirador!

Local: Museu da Imaginação – Lapa

Que tal adquirir seus ingressos com desconto? Clique e compre o seu!

2. Castelo Rá-Tim-Bum

Quem amava assistir ao Castelo Rá-Tim-Bum quando criança agora pode levar os filhos para conhecer os cenários desse ícone da TV brasileira nessa exposição de São Paulo.

O visitante pode passear por todos os cenários do castelo revivendo bons momentos da infância. As crianças, com certeza, vão adorar, pois vão encontrar pelo caminho o Godofredo, Adelaide, Tap, Flap e muito mais!

É uma ótima oportunidade de pais e filhos curtirem juntos um tempo de qualidade e ainda adquirir cultura e reviver bons momentos do passado.

E aí, preparado?

Local: Santana Parque Shopping

3. O Rinoceronte: 5 séculos de gravuras do Museu Albertina

Apesar de não ser voltada para o público infantil, essa exposição em São Paulo é resultado do maior acervo de desenhos e gravuras do mundo, o The ALBERTINA Museum Vienna, museu em Viena que conta com mais de um milhão de obras gráficas.

A mostra é uma oportunidade de incentivar os filhos a desenhar, o que é ótimo para desenvolver a imaginação e deixar a criança se expressar.

Para os maiorzinhos, também é uma oportunidade de conhecer obras que vão do Renascimento à contemporaneidade, já que reúne uma coleção de desenhos de 1466 a 1991.

“O Rinoceronte”, obra que dá nome à exposição, foi feita por meio de uma técnica em que o artista realizou o desenho sem conhecer o animal. Também é uma ideia de brincadeiras que dá para fazer em casa, não é mesmo?

Além disso, é uma oportunidade de ver uma coleção artística que não existe no Brasil.

Local: Instituto Tomie Ohtake

Leia também: 6 parques ao ar livre para curtir em São Paulo

4. Dinossauros – Patagotitan, O Maior do Mundo

Dinossauros diretamente do período Triássico, Jurássico e Cretáceo vieram para a exposição Dinossauros em São Paulo.

A reprodução científica traz uma réplica em tamanho natural do esqueleto do dinossauro mais antigo do mundo.

Essa ossada foi encontrada por um pastor de ovelhas na Patagônia em 2013, quando ele procurava uma ovelha perdida perto de uma rocha.

Foi quando ele avistou um osso gigante saindo de uma rocha. O trabalho de escavação teve duração de dois anos.

Além disso, Buriolestes schultzi, um pequeno dinossauro que viveu aproximadamente há 233 milhões de anos, durante o período Triássico na região sul do Brasil, também vai estar em exposição.

A mostra contém 16 réplicas de esqueletos de dinossauros completos e 20 fósseis originais.

Vai dizer que não é uma ótima oportunidade de passeio cultural, científico e histórico para fazer com seus filhos?

Local: PACUBRA – Pavilhão das Culturas Brasileiras – Parque Ibirapuera

5.  Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

O CCBB apresenta uma seleção de obras do DRIFT, dupla de artistas holandeses, que retrata em esculturas e instalações a relação dos humanos com a natureza.

As obras também tem o intuito de despertar o pensamento crítico na nossa relação com a tecnologia, sendo ao mesmo tempo simples e profunda.

O curador da exposição Marcello Dantas explicou que a exposição levanta a possibilidade da natureza e da tecnologia viverem em harmonia. 

Ele complementa ainda que há uma energia, que conecta todos os seres “seja pelo mundo biônico, seja pelo conceito de animismo, em que todas as coisas – animais, fenômenos naturais e objetos inanimados – possuem um espírito que os conecta uns aos outros”.

A Shylight é o destaque da exposição. A escultura abre e fecha, assim como as flores, mostrando ainda que na natureza tudo está em transformação.

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

6. Instituto Tomie Ohtake

“Sobre Pássaros, Sinapses e Ervas Energéticas” é uma exposição que está aberta até o dia 20 de agosto no Instituto Tomie Ohtake.

Para a exposição, o artista Walmor Corrêa reuniu duas décadas de produção e estudo associadas ao imaginário nacional.

Ao observar a exposição, você vai ver que plantas, animais e outras espécies transitam entre e o real e o imaginário, criando uma visão fantasiosa e despertando a curiosidade do observador.

O criador tem como referência a obra de Leonardo da Vinci, mas também os diversos personagens do folclore brasileiro.

Para algumas obras, se utilizou dos inúmeros mitos que rodavam o mundo na época do descobrimento do Brasil. 

Um deles diz respeito ao bicho preguiça, que segundo o mito, afirma que Padre Anchieta o entendia como um pequeno urso com rosto de moça.

Outros mitos como este também ganharam destaque na visão do artista.

Local:  Instituto Tomie Ohtake

Leia também: O que fazer em são paulo com crianças: 5 passeios inusitados

Exposições em Museus de São Paulo para ir com as crianças

exposições em são paulo hoje

Existem vários museus super divertidos e interativos. Confira algumas exposições em São Paulo e os museus aos quais elas pertencem que são ótimas opções para crianças!

1. Planeta Inseto

O Planeta Inseto é o único jardim zoológico de insetos do Brasil!

Essa exposição é uma ótima forma de aprender mais sobre ciências e o seu objetivo é retratar esses pequenos animaizinhos de forma lúdica e mostrar a importância que eles possuem para o Planeta Terra.

Afinal, eles têm um papel essencial na produção de alimentos, na sustentabilidade ambiental e também na saúde pública.

Nesse mostra você vai descobrir informações surpreendentes como a de que somente as formigas representam o peso de 15% do planeta. Dá para imaginar?

As crianças também poderão participar de atividades lúdicas e interativas podendo ver lagartas tecendo fios de seda, cupins reciclando material orgânico e até pequenos microorganismos se mexendo no microscópio.

Incrível, não é mesmo?

Local: Local: Museu do Instituto Biológico – Planeta Inseto

2. Rainha de Copas – Museu do Futebol

exposições em são paulo

Uma exposição em São Paulo imperdível para quem gosta de futebol é a Rainha de Copas. Trata-se de uma mostra para celebrar as conquistas do futebol feminino ao longo das edições da Copa do Mundo. 

A mostra expôs imagens inéditas da edição de 1988, um torneio experimental que aconteceu na China e não foi televisionado.

Outro ponto bacana da exposição é a parte dedicada a mostrar a luta por igualdade das jogadoras, que sofreram preconceito ao longo dos anos da edição e também as suas conquistas.

Vale a pena também visitar outras partes do museu, dedicado inteiramente ao futebol!

Leia também: Musicais em SP: os clássicos e modernos estão por aqui. Veja onde encontrar!

O museu ocupa uma área de 6.900m² no Estádio do Pacaembu e conta com 15 salas lúdicas com painéis, vídeos e momentos históricos que marcaram a história do futebol no Brasil e no mundo.

O local conta com um túnel antigo que dava acesso ao campo anteriormente. Óbvio que o momento é super sensorial, pois o som das arquibancadas é reproduzido lá.

Imagina a emoção de sentir que você vai entrar no estádio?

Também tem uma Sala das Copas, gols marcantes, além de muitas curiosidades do futebol e dos jogadores.

Tem ainda locais interativos, onde os visitantes podem chutar a bola que será defendida (ou não) por um goleiro virtual. Nesse momento, é possível medir a velocidade do chute dos visitantes.

Local: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu

3. Museu de Zoologia da USP

No Museus de Zoologia da Universidade de São Paulo você vai poder encontrar diversas exposições tanto de longa duração quanto temporárias.

O local é hoje o detentor do maior acervo zoológico da América Latina e possui mais de 10 milhões de exemplares preservados de espécies, inclusive de animais extintos.

O museu já recebeu exposições de borboletas, animais ameaçados de extinção, de arte fóssil, da evolução de Charles Darwin, moluscos e muitas outras.

Atualmente está em cartaz a exposição “Biodiversidade: conhecer para preservar”, que tem o objetivo de mostrar a diversidade da fauna brasileira e que abriga 20% da biodiversidade de todo o planeta.

A visita é, na verdade, uma aula de biologia interativa e superinteressante que diverte e interessa a crianças e adultos.

Uma ótima ideia de exposição em São Paulo, não acha?

Local: Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo – Ipiranga

4. Museu das Ilusões

Essa mostra super divertida é inspirada nos museus de ciências e de ilusão de óptica do mundo.

Com certeza as exposições vão dar trabalho para a nossa mente, já que as ilusões são capazes de causar diversas sensações que não parecem reais!

As crianças vão amar conhecer esses espaços que são lúdicos e interativos, mas acima de tudo são extremamente divertidos.

Se você já ficou encantado com alguma ilusão de óptica alguma vez, imagine visitar uma exposição cheia delas?

De acordo com a página do próprio Museus das Ilusões, na mostra é possível observar uma relação entre tempo, espaço e consciência, além de mensagens subliminares e locais que parecem ser irreais à nossa mente.

5. Museu Catavento

O Catavento é um museu de ciências que possui diversas exposições em São Paulo.

Ele possui as seguintes seções: Universo, Vida, Sociedade e Engenho.

Em Universo as crianças se divertem ao conhecer mais sobre o Sistema Solar, assuntos de astronomia, sobre o Planeta Terra, biomas brasileiros e diversos outros assuntos.

Em Vida é possível ter acesso a aquários e exposições sobre o corpo humano, a origem da vida, fazer uma “viagem”  ao fundo do mar em um submarino e até conhecer os dinossauros por meio de realidade virtual.

Em Engenho é possível não apenas observar, mas interagir com diversas criações, como por exemplo, entrar em uma bolha de sabão! Tem como não se divertir?

Em Sociedade, as crianças podem entender mais sobre os mistérios da química, nanotecnologia, entender sobre a criação dos perfumes, conhecer os personagens que marcaram presença na história mundial e muito mais!

Poderíamos passar horas descrevendo tudo o que dá para fazer lá dentro, mas o melhor mesmo é olhar com os próprios olhos, não é mesmo?

Então junte a família, chame as crianças e aproveite essa que é uma das melhores opções de exposições em São Paulo!

Local: Museu das Ilusões – Shopping Eldorado São Paulo

6. Pedra Viva: Serra da Capivara, o legado de Niède Guidon – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE)

Uma exposição em São Paulo que não dá para perder é a Pedra Viva: Serra da Capivara, o legado de Niède Guidon.

Ela é uma deliciosa união entre os estudos da pesquisadora franco-brasileira sobre a ocupação humana da América e também o Parque Nacional da Serra da Capivara.

Para quem não sabe, Niède Guidon é a fundadora do parque, daí a homenagem. Seu legado é científico, social e ambiental e também político.

No museu estão expostas mais de 130 peças, entre ossos de megafauna, artefactos líticos e cerâmicos dos sítios arqueológicos da região, alguns com cerca de 12 mil anos de idade.

Além dos itens arqueológicos, também é possível encontrar na exposição obras de artistas contemporâneos do Piauí.

Fazem parte das obras artísticas: esculturas, fotografias, projeções, pinturas, desenhos e publicações. 

Na parte de fora do museu também estão expostas espécies de plantas da Caatinga e cerca de 400 peças secas de madeira nativa.

7. Elementar: Fazer Junto – Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) 

A exposição Elementar: Fazer Junto reflete sobre o desafio da colaboração e das  estratégias que envolvem um planejamento em conjunto.

Para isso, ela se utiliza de itens elementares, ou seja, aquilo que está na natureza das coisas, a sua essência, como a terra, a água, o ar e o fogo.

A mostra contempla o trabalho de fazer junto e de colaboração de diversos artistas, já que eles lidam com as diversas formas elementares para compor a sua arte.

Além disso, ela envolve o artístico e o saber que movimenta a arte. A mostra fala sobre “a possibilidade de instaurar situações e modos de se relacionar com os acervos e os diferentes públicos, em vivências e experiências”, segundo o próprio MAM.

8. Linha do Tempo da Fotografia – Museu da Imagem e do Som (MIS) 

Ao longo de quase 1 século e meio a fotografia teve muitas mudanças e avanços. Na tentativa de reproduzir essa linha do tempo, o museu selecionou mais de 30 objetos que contam essa história.

A linha do tempo começa lá nos anos de 1880 – período da câmera mais antiga do museu – e vai até os anos 2000.

Mas além da diferença de registro, a mostra também trata da diferença de revelação e da popularização das ferramentas fotográficas.

Alguns destaques vão para os seguintes modelos:

  • modelo da fabricante alemã Paul Leinert, do final do século 19, que pesa mais de 58 kg.
  • Polaroid de 1995 – a câmera foi responsável por mudar a relação que o público possui com as imagens, já que fazia a revelação do conteúdo de imediato;
  • modelo da japonesa Minolta – câmera que mede apenas 7,5cm e marcou presença em inúmeros filmes de espionagem.

9. Maria Leontina: da forma ao todo – Pinacoteca

Maria Leontina foi uma acumuladora de referências e objetos pelos quais nutria imenso afeto.

Por isso, a mostra se propõe a investigar o modo como a artista se relacionava com os objetos que colecionava.

Pintora, gravadora e desenhista, Maria começou a expor em salões de arte no ano de 1943,  tendo seu trabalho pautado no figurativismo de cunho expressionista, mas também na abstração da qual se aproxima nos anos seguintes.

A mostra ocupa as três galerias de exposições temporárias da Pinacoteca e contempla trabalhos que poderão ser vistos pelo público pela primeira vez.

A coleção de Maria concentra arte popular, estatuaria religiosa e artefatos indígenas, proporcionando um manancial de contradições plásticas.

Nas salas da exposição é possível encontrar desde séries da fase geométrica da artista, como: Jogos e Enigmas, Da paisagem e do tempo e Narrativa até conjunto de estudos preparatórios para os vitrais realizados por ela para a Paróquia da Santíssima Trindade.

10. Fotografia habitada, antologia de Helena Almeida, 1969-2018 – Instituto Moreira Salles (IMS) 

A exposição é a primeira individual de Helena Almeida e a seleção de obras têm a fotografia e o desenho como guia.

Foram buscadas obras realizadas pela artista entre 1969 e 2018 que possuem temas voltados para a interrogação dos gêneros e dos processos artísticos e a autorrepresentação da artista e da mulher.

A exposição estabelece novos limites para o que é arte, pois as suas fotografias vão além do gênero documental. Elas são um suporte das ideias e processos da artista.

Aproveite para conferir também a exposição ‘Iole de Freitas, anos 1970 / Imagem como presença”, que reúne trabalhos inéditos ou pouco vistos que a artista produziu na década de 70.

Você vai poder ver fotos e filmes do período em que Iole viveu em Milão e Nova York e também as instalações que ela teve neste mesmo período.

11.  Roça é vida – Museu Afro Brasil Emanoel Araujo 

A exposição “Roça é vida” apresenta momentos da vida dos quilombolas da comunidade Quilombo São Pedro, do município de Eldorado – SP, no Vale do Ribeira.

Ela foi inspirada nas ilustrações dos livros Roça é Vida (2020) e Na companhia de Dona Fartura: uma história sobre cultura alimentar quilombola (2022).

Dentre as produções da mostra, é possível encontrar os originais e ampliações das aquarelas que ilustram os livros, fotografias, objetos de uso cotidiano, objetos da coleção da Associação, poesia, sementes crioulas e um vídeo produzido especialmente para a mostra. 

Aproveite para ver também a exposição Bará, do artista mineiro Gustavo Nazareno, que é uma homenagem ao orixá Exu.

A mostra reúne cerca de 230 de seus trabalhos, como pinturas a óleo sobre linho e desenhos em carvão.

O artista já teve suas obras expostas no Reino Unido, Itália, Tunísia, Gana, EUA e Islândia.

12.  Histórias Indígenas – Museu de Arte de São Paulo (MASP)

A exposição Histórias Indígenas apresenta diferentes relatos de indígenas de diversos lugares do mundo. 

A ideia foi reunir obras de diferentes tipos, origens, períodos e mídias.

A mostra possui oito núcleos, sendo sete deles dedicados a diferentes regiões do mundo e um temático, voltado aos ativismos indígenas. 

O objetivo da mostra é oferecer recortes e fragmentos e não representar a história indígena de maneira completa.

Conclusão

Exposições em São Paulo é um passeio cultural bastante indicado para ir com crianças, especialmente as que listamos aqui.

A maioria delas são formas de aprender brincando sobre ciências, biologia, futebol, sociedade e muito mais!

Aproveite para curtir um final de semana cultural em família!

Leia também: Conheça todo o encanto e diversão do mundo do teatro em São Paulo

 

 

Publicitária, fundadora e CEO no Clubinho de Ofertas. Mineira, mãe da Júlia, que inspirou o site. Apaixonada por cultura e por descontos, acredita no poder da cultura e do lazer no desenvolvimento cognitivo das crianças.