O que é arteterapia? Conheça os tipos e a sua importância
A arte é uma forma de expressão que pode ser usada para lidar com emoções e sentimentos. Por isso, ela é usada na arteterapia, um tipo de terapia que usa a arte como instrumento para o tratamento de diversas questões emocionais.
Neste post, vamos explicar o que é arteterapia, quais são os seus benefícios e quais os tipos existentes.
Esperamos que esse conteúdo possa ajudar você a entender melhor essa prática e incentivá-la dentro e fora de casa.
Vamos lá?
O que é arteterapia?
A arteterapia é uma prática terapêutica que utiliza a arte como forma de tratamento, bem-estar e recuperação da saúde mental, principalmente quando usada por profissionais da área da saúde.
Entretanto, quando usada por profissionais da educação e também em forma de brincadeira, mesmo sem a abordagem clínica, a arte tem diversos benefícios a crianças e adultos.
Existem diferentes formas de praticá-la, seja com música, teatros, histórias, dança e muito mais.
Neste conteúdo falaremos mais sobre cada uma dessas formas. Saiba mais!
A importância e objetivos da arteterapia
A arteterapia infantil é extremamente importante para lidar com crianças, especialmente porque ela é considerada uma manifestação do inconsciente. Dessa forma, ela ajuda os pequenos a se expressarem e trabalharem suas emoções.
Um desenho, por exemplo, é uma forma de comunicação não-verbal e também de canalização de energias da criança.
Algo que pode ser difícil de expressar verbalmente, pode ser uma forma de expor criativamente e trabalhar as emoções em um ambiente seguro e com apoio.
Benefícios da arteterapia na educação infantil
O método ajuda a relaxar, aliviar o estresse, estimular a criatividade, aliviar traumas e ainda auxilia no desenvolvimento da criança.
Confira alguns dos principais benefícios:
- trabalhar a capacidade de comunicação e as habilidades sociais;
- estimular a criatividade e o raciocínio;
- auxílio no autoconhecimento e na autoestima;
- redução do estresse e da ansiedade;
- trabalhar a concentração;
- aumentar a confiança em si mesmo.
Vale lembrar ainda, que o objetivo da prática não é se preocupar com a estética, mas sim deixar a criança se expressar.
Leia também: Conheça os melhores circos em São Paulo
Quais são os tipos de arteterapia?
Aqui, vale destacarmos algo importante: a arteterapia infantil como forma de tratamento clínico deve ser feita por um profissional.
Entretanto, usar a arte como forma de estímulo à expressividade e criatividade das crianças é altamente recomendável aos pais. Por isso, confira alguns tipos de arteterapia que podem ser realizados em casa!
Pintura
A pintura é um material muito usado por arteterapeutas para lidar com crianças e auxiliá-los no processo de reintegração, equilíbrio e cura.
Podem ser usadas tinta guache e colas coloridas, aquarela, anilina, tinta a óleo, papéis, tecidos, madeira e o que mais a criatividade permitir.
A tinta guache, por exemplo, é um material mais fácil de lidar do que a aquarela. Já a tinta a óleo exige maior técnica e cada uma delas possui objetivos diferentes.
Um aspecto importante da pintura é que a representação do mundo real é uma dificuldade e isso promove o enfrentamento das próprias limitações e é uma das coisas a serem trabalhadas.
Contação de histórias
A contação de histórias é uma forma de usar a oralidade para atrair a atenção das crianças, permitindo que elas se deixem levar pela imaginação e se sintam de alguma forma tocadas pela leitura.
As histórias fazem com que a criança se identifique com a situação e se coloque no lugar do outro.
Também é um momento de expressão. Após a contação é importante incentivá-la a falar o que achou sobre a história e de conhecer outros pontos de vista sobre o assunto.
A contação de história ainda auxilia a criança a assimilar diferentes linguagens. Ela percebe que existem várias formas de contar a mesma narrativa, passa a conhecer novos vocábulos e a incorporá-los no seu dia a dia.
É, definitivamente, um momento de lidar com novas emoções e aprender muitas coisas novas.
Movimento e dança
A dança, além do benefício à saúde corporal, como prática de atividade física, também faz bem para a mente.
Quando dançamos, uma parte do nosso cérebro chamada de hipotálamo é estimulada, trabalhando o foco, a concentração e a memória.
Durante a prática, o corpo também libera serotonina, que é conhecido como o hormônio da felicidade e nos oferece sensação de alívio, além de melhorar o humor.
Uma criança que pratica dança, trabalha a musculatura, estimula a coordenação motora, melhora sua flexibilidade e sua postura, sem contar na integração social.
A dança pode ser uma forma de realizar uma atividade extracurricular fora de casa, mas também pode ser praticada em casa, como um momento em família de muita diversão e alegria.
As crianças adoram momentos assim e os adultos se divertem também. É uma forma de brincar com toda a família.
Leia também: Parques de trampolins e infláveis: 11 opções em São Paulo
Escrita Criativa
A escrita criativa é uma forma de expressão por meio da escrita, mas não uma escrita qualquer e sim uma escrita libertadora em forma de romances, poesias e contos, por exemplo.
Ela tem como função estimular o pensamento criativo e pode ser usada para trabalhar a mente de diversas formas, inclusive como desbloqueio criativo.
A partir da escrita, a criança pode trabalhar afetos e desafetos, ordenar temas em sua mente que ela ainda não compreende, melhorar sua fluência de comunicação, dentre outros.
O mais legal é que não precisa de muito para fazê-la. Apenas papel, caneta e criatividade são necessários.
As crianças talvez precisem também de incentivo dos pais para dar asas à imaginação, deixando a escrita fluir como forma de expressão da criança.
Propor isso como uma brincadeira entre irmãos e amigos ou mesmo com os pais é uma maneira super bacana de interação e arteterapia.
Colagem
Henri Matisse é um artista francês, desenhista, gravurista e escultor. Segundo ele, a colagem é uma forma de desenhar usando a tesoura.
Diferente da escrita ou da pintura, a colagem te permite ir além do que a pintura vai, pois supera os desafios da criação e de ter que usar a própria habilidade de desenhar para criar algo.
Por outro lado, ela exige da criança a habilidade de repensar um desenho já existente que pode ser usado para um fim totalmente diferente, de acordo com uma criação que vem da mente da própria criança.
A colagem é a arte de aproximar diferentes realidades na criação de uma nova. É uma forma de arteterapia cheia de novas possibilidades.
Dramatização
A dramatização é um mundo à parte para as crianças. É um momento em que elas podem ser quem elas quiserem, sem se preocupar com o que está à sua volta.
Ela trabalha o imaginário, permitindo que a criança seja livre para escolher, mas ao mesmo tempo, desenvolva habilidades e pense sobre o mundo ao seu redor.
A atividade ajuda a preparar as crianças para o mundo dos adultos, permitindo que ela possa imitar comportamentos mas também burlando a fronteira entre o real e o imaginário.
Também é uma forma de se colocar no lugar do outro, entendendo suas emoções, desenvolvendo habilidades sociais e auxiliando a criança na resolução de problemas.
Desenho
O desenho é um recurso muito importante na arteterapia infantil e os benefícios são parecidos com o da pintura.
Por meio do desenho, a criança passa a buscar sua própria identidade em seus traços e vai reconhecendo neles a sua evolução ao longo do tempo.
O desenho ajuda na formação cognitiva e emocional, estimulando o senso de observação e reprodução do mundo real.
Trabalhar diferentes cores, texturas e formas é sempre um estímulo para a criança.
Atividades de arteterapia para fazer em casa
Veja algumas atividades que podem ser feitas em casa, para estimular a prática e obter os benefícios e o bem-estar proporcionados por essas diferentes formas artísticas:
- presentear as crianças com livros de colorir;
- estimular o contato com a natureza e o uso de elementos naturais nas pinturas e desenhos;
- fazer recorter e colagens de revistas;
- realizar esculturas com materiais moldáveis, como massa de modelar e argila;
- usar a música como incentivo para atividades artísticas; dentre muitos outros.
Além de tudo o que é possível fazer em casa, também é importante levar as crianças a ambientes artísticos que estimulem a criatividade e permitam que elas vejam o quanto a arte é extensa e rica.
Teatros, exposições, contação de histórias, visitas a museus, oficinas diversas, aulas extracurriculares… tudo isso incentiva a criatividade dos pequenos e mostra o quanto a arte e a expressividade andam juntas.
Aqui no Clubinho de Ofertas, você encontra diferentes atividades culturais para fazer em família.
Acesse agora mesmo e confira como estimular o seu filho por meio de diversas atividades e passeios!
Conclusão
Utilizar a arte como terapia, além de super divertido e relaxante, também é uma forma de lidar com estresse, ansiedade e outros problemas de saúde mental.
A prática é usada como forma de auxiliar as crianças a expressarem seus sentimentos e comunicar suas necessidades, melhorar sua comunicação e desenvolver diferentes tipos de habilidades.
A arte tem o poder de fazer com que as crianças desenvolvam mecanismos saudáveis de explorar seus sentimentos e se autoconhecer, portanto não deixe as diferentes práticas de terapia por meio da arte.
Grasiela Camargo
Publicitária, fundadora e CEO no Clubinho de Ofertas. Mineira, mãe da Júlia, que inspirou o site. Apaixonada por cultura e por descontos, acredita no poder da cultura e do lazer no desenvolvimento cognitivo das crianças.